fbpx
Pessoa Física Primeiramente, é vedado a utilização de qualquer procuração para aquisição de certificado e-CPF, ainda que esta seja pública, específica e possua amplos poderes. A resolução 107 de 2015 é bem clara: o Art. 1º dessa resolução afirma que a comprovação de que a pessoa que se apresenta como titular do certificado digital de pessoa física é realmente aquela cujos dados constam na documentação apresentada pelo mesmo, vedada qualquer espécie de procuração para tal fim. Sendo assim, o próprio titular é quem deverá se apresentar pessoalmente na presença de um agente de registro; ou através de videoconferência, caso ele possua CNH ou biometria cadastrada. Pessoa Jurídica No caso de pessoa jurídica temos duas situações: 1º – Responsável pelo uso do certificado: Se o procurador estiver representando o responsável pelo uso do certificado digital, ou seja, o responsável principal do certificado, não será possível fazer a validação. Isso porque, conforme o Art 1º da Resolução 107, o responsável pela utilização do certificado digital de pessoa jurídica deve comparecer presencialmente, vedada qualquer espécie de procuração para tal fim. 2º – Representante legal da pessoa jurídica: Agora se o procurador estiver representando o administrador da empresa, então a procuração poderá ser aceita, desde que o ato constitutivo admita expressamente tal possibilidade e que a procuração esteja revestida na forma pública, com poderes específicos para atuar perante a ICP-Brasil e com prazo de validade de até 90 (noventa) dias após sua emissão pelo cartório.
Notícias

Como instalar Certificado Digital A1 em outro computador?

Bom pra cachorro mesmo é poder instalar o Certificado Digital A1 em outro PC ou Notebook!

Isso porque você não fica preso a uma só máquina, aumenta sua mobilidade na hora de usar o certificado e se o computador principal der pau ou for formatado, você não fica sem certificado digital!

 

O que é Certificado Digital A1?

O certificado digital A1 é um tipo de certificado, com validade de 1 ano, usado por pessoas físicas e jurídicas e é utilizado como uma assinatura digital geralmente para assinar documentos eletrônicos, emitir nota fiscal e acessar aplicações governamentais.

Quando esse tipo de certificado é comparado com o modelo A3, ele acaba proporcionando preço e validade menor, porém o mesmo nível de utilidade e segurança. O que se difere o certificado A1 é que o certificado A3 fica disponível apenas na nuvem ou em uma mídia física.

Abaixo você visualiza o passo a passo de como exportar o Certificado Digital A1 e utilizá-lo em um outro computador.

Como exportar o Certificado Digital A1?  

  1. Abra o navegador Google Chrome.
  2. No menu, localizado no lado superior direito, clique em “Definições ou Configurações“.
  3. Em seguida, digite “Privacidade e Segurança” na barra de busca, clique em “Segurança” e depois em “Gerir certificados
  4. Na aba “ Pessoal” selecione o certificado a ser exportado e depois “Exportar”, em seguida clique em “Avançar”.
  5. Na próxima tela, selecione a opção “Sim, exportar essa chave privada”, avance.
  6. Depois selecione a opção “Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível”.
  7. Avance e digite a senha da cópia de segurança.
  8. Na outra tela clique em “Procurar” e escolha onde o arquivo será salvo e o nome.
  9. Depois de escolher o local avance e clique em “Concluir” e depois em “Ok”.

 

Como instalar o Certificado Digital A1 em outro computador?

Para instalar noutro dispositivo em que ele será utilizado, siga os passos a seguir:

  1. Salve o arquivo .pfx que foi exportado da outra máquina em algum local do segundo computador;
  2. Será aberto duas janelas. Em ambas janelas, clique em AVANÇAR.
  3. Escolha o local onde será salvo o arquivo de instalação.
  4. Após salvar o arquivo, dê um clique duplo nele e, em todas as janelas que aparecer, clique em em AVANÇAR e finalmente em OK.

Pronto!

Seu certificado foi instalado em outro computador!

Guarde seu certificado em um local seguro!

Sempre salve uma cópia de segurança do certificado digital. Caso seja necessário formatar a máquina, a cópia permite instalar o certificado novamente. Caso não tenha esta cópia no computador após a formatação, será necessário adquirir outro.

 

Preciso renovar meu Certificado Digital?

O Certificado Digital A1 tem validade de 1 ano, após este período, é preciso adquirir outro na loja virtual Hasa.

Certificados Digitais Disponíveis na Hasa Certificação

Além do Certificado Digital A1, a Hasa Certificação também disponibiliza outros tipos de Certificados Digitais, para que você escolha o que melhor te atende.

Certificado Digital A3 tem seu armazenamento através da mídia criptográfica (token, cartão ou nuvem) e sua validade é de 1 á 5 anos.

Acesse nosso site para conferir as opções de Certificados Digitais disponíveis e entender qual melhor se adequa á sua necessidade.

Juntos encontraremos a melhor ferramenta para aperfeiçoar, assegurar e simplificar seu negócio.

 

Veja também:

Certificado Digital A1 – Cuidados que você deve ter! – Certificado Digital HASA

Como Instalar o Certificado Digital A1? – Certificado Digital HASA

 


Certificados e-CNPJ A1

Compre agora seu certificado digital e-CNPJ A1 e faça a validação por Videoconferência*:

* Para fazer a validação por videoconferência, o responsável precisa possui biometria cadastrada na base de certificação. Clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *