O certificado digital NF-e é um documento eletrônico com validade legal e jurídica que permite a emissão de notas fiscais eletrônicas.
E tenha certeza, a nota fiscal eletrônica é uma inovação que produz muito mais agilidade e menos custos às operações comerciais do seu negócio e melhor ainda, com total segurança garantida pela Certificação NF-e.
Visto que, pode ser adquirido em nome de qualquer colaborador contratado ou terceirizado, evitando assim o acesso de pessoas não-sócias à informações empresariais na Receita Federal, como a declaração de imposto de renda.
Tipos e modalidades de Notas Fiscais Eletrônicas:
- NF-e (Nota Fiscal Eletrônica);
- NFA-e (Nota Fiscal Avulsa Eletrônica);
- NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica);
- NFS-e (Nota fiscal de Serviço Eletrônica).
Nota Fiscal eletrônica (NF-e)
A Nota Fiscal Eletrônica NF-e é um certificado digital padrão ICP-Brasil com validade jurídica utilizada em operações de circulação de mercadorias ou prestação de serviços com obrigatoriedade para:
- Vendas para órgãos públicos;
- Operações de comércio exterior;
- Transações entre estados diferentes do emitente;
- Fabricantes e atacadistas que utilizavam o modelo A ou A1 da nota fiscal impressa;
- Devolução de mercadorias
Nota Fiscal Avulsa eletrônica (NFA-e)
A Nota Fiscal Eletrônica Avulsa NFA-e pode ser emitida gratuitamente pela internet para uso único, imediato e sem nenhuma burocracia, desde que, autorizada pela Secretaria de Fazenda do Estado para venda de produtos e mercadorias e da Prefeitura Municipal para venda de serviços.
Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)
A Nota Fiscal Eletrônica NFC-e, similar ao cupom fiscal, é usada para registrar as transações comerciais realizadas entre empresa e consumidor final.
Sem dúvida, automatizar o processo e controle de emissão de notas fiscais pela tecnologia NFC-e é aumentar a eficiência e a rápida transferência de dados entre a empresa, consumidores e órgãos públicos fiscalizadores.
Nota fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)
A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFS-e é um comprovante fiscal emitido por profissionais autônomos e empresas prestadoras de serviços, gerado e armazenado eletronicamente pelas Secretarias Municipais de Finanças.
Principais Benefícios da utilização da NFS-e:
- Simplificação dos processos tributários e burocráticos;
- Automatização da emissão notas e recebimento de pagamentos;
- Ampliação da segurança na realização das transações;
- Otimização do controle fiscal e financeiro;
- Redução de gastos com o armazenamento de documentos e serviços gráficos;
Certificado Digital NF-e – Validação por representação
Caso o representante legal da empresa queira emitir o Certificado Digital NF-e em nome de outra pessoa e não possa estar presente no momento da validação, sua representação poderá ser feita por procuração pública e específica.
Dessa forma, o procurador só poderá validar o Certificado apenas se esta representação constar no Ato Constitutivo.
Certificados Digitais que aceitam Procuração
Procurador: Certificados Digitais, a sua transformação digital
Agora, temos uma excelente notícia para você é um pequeno produtor rural e deseja utilizar notas fiscais eletrônicas.
Até então, a emissão de notas por produtores rurais estava restrita às empresas com CNPJ ativo, mas com a mudança da legislação, os produtores rurais inscritos no Cadastro do Imposto sobre Mercadorias e Serviços – ICMS já podem emitir notas fiscais impressas e eletrônicas.
Porém, no caso de notas fiscais eletrônicas, para gozarem desse benefício legal é necessária à utilização do Certificado Digital NF-e.
Sendo assim, você empresário, Micro Empreendedor Individual (MEI), profissional liberal ou pequeno produtor rural, compre ainda hoje o seu Certificado Digital NF-e e emita suas notas fiscais de forma segura, simples, fácil e rápido.
Muito mais agilidade e segurança para o seu negócio!
Veja também:
Emissor de Notas Fiscais com Certificado Digital A1
Como receber os créditos da Nota fiscal Paulista com Certificado Digital