Quando uma organização estrangeira deseja expandir seus negócios aqui no Brasil, ela se depara com várias etapas complexas e burocráticas. E um desses processos que merecem atenção é a aquisição da certificação digital padrão ICP-Brasil.
Por isso, é fundamental, tanto para o contador quanto para as empresas estrangeiras, conhecerem os procedimentos e as documentações necessárias, para que a validação do certificado digital seja bem sucedida.
Empresa Domiciliada no Exterior
Toda empresa societária domiciliada no exterior deve ser constituída em conformidade com a legislação do país de origem, onde também mantém sua sede administrativa.
Estas empresas estão sujeitas a autorização do Governo Federal, de acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI Nº 7, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2013, que disciplina os pedidos de autorização para nacionalização ou instalação de filial, agência, sucursal ou estabelecimento no País, por sociedade mercantil estrangeira.
A empresa estrangeira autorizada a funcionar no Brasil, deverá manter aqui, permanentemente, um representante, com plenos poderes para aceitar as condições em que é dada a autorização para tratar e resolver sobre as questões em geral e, ainda, podendo ser demandado a receber citação pela sociedade.
Documentações necessárias para aquisição do certificado digital
Documentação da Empresa
A empresa estrangeira, para a aquisição de certificados digitais de pessoa jurídica e-CNPJ, e-PJ, CT-e e NF-e, deverá apresentar a Certidão Simplificada, Contrato Social ou Estatuto, devidamente registrados na Junta Comercial do Estado onde está situada sua filial.
Já os Atos Constitutivos e Estatutos oriundos do exterior deverão ser traduzidos por tradutor público juramentado e matriculados em qualquer Junta Comercial do Brasil.
Caso o representante não esteja identificado no Ato Constitutivo, o instrumento contratual deverá ser registrado a parte na Junta Comercial.
Documentação do Representante legal no Brasil
O representante legal deverá estar munido de suas documentações pessoais tais como RG, CNH, Carteira Profissional, Passaport etc.
A validação poderá ser feita em um de nossos pontos de atendimento (República, Lapa ou São Miguel Pta), ou em domicílio ou através de videoconferência, caso o responsável possua CNH ou cadastro biométrico na base de certificação.
Veja Também
Certificados Digitais que aceitam Procuração
Procurador: Certificados Digitais, a sua transformação digital
Certificados e-CNPJ A1
Compre agora seu certificado digital e-CNPJ A1 e faça a validação por Videoconferência*:
* Para fazer a validação por videoconferência, o responsável precisa possui biometria cadastrada na base de certificação. Clique aqui e saiba mais.