Vazamento de dados de empresa, de colaboradores e clientes que devem ser evitados.
Com o surgimento da pandemia da Covid 19, seu agravamento e a escassez de vacinas, o trabalho remoto que era uma tendência de mercado, agora é uma realidade crescente que veio para ficar.
Não apenas, para proteger a saúde dos trabalhadores, como também assegurar a saúde financeira das empresas.
Afinal, são inúmeros os benefícios do trabalho remoto para a empresa e seus colaboradores:
Principais benefícios do trabalho remoto para a empresa
· Aumento da produtividade da equipe;
· Diminuição da ocorrência de atrasos;
· Maior flexibilidade de organização;
· Redução de custos sociais e fiscais;
· Geração de autonomia para as equipes de trabalho.
Principais benefícios do trabalho remoto para os colaboradores
- Flexibilidade de horários;
- Comodidade;
- Qualidade de Vida;
- Economia,
Como consequência dessa transformação, o aumento da vulnerabilidade dos dados da empresa, de colaboradores e clientes.
Dessa forma, as empresas precisam adotar práticas que impeçam o vazamento de dados para evitarem sanções judiciais.
Como também, multas de até R$50 milhões ou 2% do faturamento total do seu negócio conforme a infração estabelecida pela Lei Geral de Segurança de Dados (LGPD).
A saber, essa legislação regulamenta as atividades empresariais relacionadas à coleta, armazenamento, tratamento e proteção de dados pessoais e informações privadas das pessoas.
Daí, a obrigação das empresas em proteger as informações confidenciais pessoais e transacionais da empresa, colaboradores e clientes.
Principalmente, através do reforço das medidas de segurança que evitem o vazamento de dados dos sistemas utilizados na modalidade de trabalho remoto.
Visto que, os colaboradores em trabalho remoto utilizam diferentes dispositivos pessoais conectados à mesma rede Wi-Fi utilizada pelo sistema da organização.
Desse modo, tornando o sistema vulnerável ao hackeamento criminoso de dados sigilosos.
Como evitar vazamento de dados no trabalho remoto
1 – Disponibilize equipamentos com dispositivos de segurança
Sempre, forneça equipamentos como computadores, notebooks e celulares para uso exclusivo no trabalho remoto com dispositivos de segurança já instalados.
Além disso, mantenha esses dispositivos atualizados para garantir o bloqueio de softwares maliciosos que possam hackear dados e informações sigilosas.
2 – Implemente a autenticação de dois fatores
Não menos importante, é implementar a autenticação em dois fatores com senhas fortes, cujo método mais comum é o SMS.
Com isso, quando de uma tentativa de acesso ao sistema da empresa, o usuário recebe automaticamente uma mensagem com um código de login em seu celular.
Sem dúvida, uma formidável ferramenta de segurança, já que o acesso à conta do colaborador em trabalho remoto só é permitido pela utilização desse código de segurança.
3 – Faça investimentos em criptografia
Inegavelmente, criptografar o disco rígido do dispositivo usado pelos colaboradores em trabalho remoto é uma indispensável solução de segurança contra o vazamento de dados.
Caso, já adote essas medidas preventivas aliadas à corresponsabilidade pelos vazamentos de dados, firmada por contrato entre o trabalhador remoto e a contratante, sua empresa está a um passo da proteção total.
Certificação Digital: A proteção total contra vazamentos de dados
Certificado Digital é uma identidade eletrônica das pessoas jurídica (e-CNPJ) e física (e-CPF) no ambiente digital que permite a assinatura remota de documentos, em substituição à assinatura manuscrita, com autenticidade, integridade e validade jurídica garantida.
Sendo que, entre muitos outros benefícios, a vantagem de fazer transações eletrônicas comerciais entre o colaborador em trabalho remoto e seus clientes com total confidencialidade.
E, promover a manutenção tão necessária do isolamento social aos funcionários em trabalho remoto pela resolução de questões burocráticas sem precisar ir ao cartório, ao correio ou à empresa.
Portanto, para evitar vazamento de dados da empresa, de colaboradores e clientes, priorizar a saúde dos funcionários e otimizar os processos do trabalho remoto, adote agora mesmo a Certificação Digital em sua organização.
Veja também:
Quer saber se seus dados foram vazados? Use seu certificado digital! – Certificado Digital HASA
Certificados e-CNPJ A1
Compre agora seu certificado digital e-CNPJ A1 e faça a validação por Videoconferência*:
* Para fazer a validação por videoconferência, o responsável precisa possui CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou biometria cadastrada na base de certificação. Clique aqui e saiba mais.