CNPJ inapto pode ser regularizado com Certificado Digital “e-PJ”
Destaques Notícias

CNPJ inapto pode ser regularizado com Certificado Digital “e-PJ”.

De antemão, empresas com pendências na Receita Federal por mais de 2 anos podem ter seu CNPJ declarado como inapto por omissão de declarações.

Isso acontece porque a empresa ou organização omite dados, demonstrativos e declarações contábeis num prazo de 2 anos seguidos. Por exemplo: não apresentar alguma documentação ou relatório obrigatório a Receita Federal durante dois exercícios consecutivos.

Ainda assim, mesmo se o CNPJ estiver inativo, ele poderá ficar inapto também, isso porque a empresa é obrigada a declarar anualmente a RAIS, GFIP e DCTF.

Causas, consequências, como evitar e como regularizar

Conheça as causas, as graves consequências de possuir um CNPJ inapto, como evitar e regularizar a empresa clicando aqui.

Solução ( e-PJ )

Uma das formas mais fáceis para resolver esse problema é acessando o e-CAC da Receita Federal através da certificação digital específica de pessoa jurídica e-PJ.

O certificado digital e-PJ é muito semelhante ao e-CNPJ, no entanto, como não está na cadeia da RFB, ele poderá ser utilizado para regularizar a situação da empresa inapta.

O certificado digital “e-PJ”

Se com o certificado e-CNPJ não é possível regularizar uma empresa inapta, essa situação muda com o certificado digital e-PJ, que é um certificado parecido com o e-CNPJ, porém ideal para ser utilizado na regularização desse tipo de pendencia.

Compre agora seu Certificado Digital e-PJ

Empresas inaptas não podem possuir certificado digital e-CNPJ

De acordo com o Anexo I da Portaria RFB/Sucor/Cotec nº 42, de 07 de agosto de 2020, não poderão ser emitidos certificados e-CNPJ para pessoas jurídicas cuja situação cadastral, perante o CNPJ, esteja enquadrada na condição de suspensa, inapta, baixada ou nula.

Responsável pelo uso do Certificado

Diferente do e-CNPJ, para esse produto, é possível vincular o CPF de qualquer pessoa na aquisição do certificado digital e-PJ, pois ele não está atrelado a cadeia RFB. Por outro lado, se for utilizar o certificado para acessar o e-CAC ou outros sites da Receita Federal, o responsável do certificado deverá ser a pessoa física que está cadastrada junto ao CNPJ nas bases da Receita Federal. Caso contrário, o certificado não será aceito para acesso a estes sistemas da Receita, muito menos para a regularização de uma empresa inapta.De antemão, empresas com pendências na Receita Federal por mais de 2 anos podem ter seu CNPJ declarado como inapto por omissão de declarações.

Isso acontece porque a empresa ou organização omite dados, demonstrativos e declarações contábeis num prazo de 2 anos seguidos. Por exemplo: não apresentar alguma documentação ou relatório obrigatório a Receita Federal durante dois exercícios consecutivos.

Ainda assim, mesmo se o CNPJ estiver inativo, ele poderá ficar inapto também, isso porque a empresa é obrigada a declarar anualmente a RAIS, GFIP e DCTF.

Compre agora seu Certificado Digital e-PJ

 

Veja também:

CNPJ inapto: A causa, as consequências, como evitar e como regularizar. – Certificado Digital HASA

Como regularizar CNPJ Suspenso, Nulo ou Baixado com Certificado Digital?

 


Compre agora seu certificado digital e-PJ A1 de forma rápida e faça a validação por Videoconferência*:

 

Certificado Digitai e-PJ

Acima está a forma mais simples, fácil e segura de se adquirir um Certificado Digital e-PJ.

 


Compre seu certificado digital e-PJ e faça a validação por Videoconferência*:

* Para fazer a validação por videoconferência, o responsável precisa possui CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou  biometria cadastrada na base de certificação. Clique aqui e saiba mais.

8 thoughts on “CNPJ inapto pode ser regularizado com Certificado Digital “e-PJ”.”

  1. Olá,tem um cliente que está nessa situação,mas até o cpf dele não está de acordo com a base de dados na receita,ainda bem que tiramos um relatório antes e está de acordo pois o cpf está dentro dos conformes,pois foi bagunça da dona receita….com esse epj consigo regularizar todo esse problema? Questão de cpf e inaptidão do cnpj….

    1. Olá Ulisses!

      Em relação ao CPF, mesmo que a situação na receita esteja pendente de regularização, a empresa poderá adquirir o certificado e-PJ para ter acesso ao e-CAC e regularizar a situação empresarial. Como o certificado digital e-PJ é de pessoa jurídica, a obtenção dele servirá apenas para regularizar a situação da empresa e não do responsável.

  2. Boa tarde.
    O e-PJ consegue acessar o conectividade social? Tenho uma empresa que está inativa, por isso não consigo fazer o e-CNPJ. Mas preciso acessar o conectividade social.
    O e-PJ Acessa o conectividade social?
    Obrigado!

    1. Olá Edson!

      Sim, o certificado digital e-PJ acesso o Conectividade Social!

      O e-PJ é um certificado exclusivo para empresas que estão inativas e precisam regularizar sua situação na Receita Federal, Caixa Econômica e demais órgãos!

  3. Olá…
    Tenho uma empresa em meu nome que está Inapta há mais de três anos e preciso cadastrar ela lá no site GOV.BR o site do governo. Gostaria de saber se eu comprar esse certificado digita E-PJ, consigo através desse certificado cadastrar essa minha empresa la no site do Governo o GOV.BR ?

    1. Olá Josiane!

      Na verdade, sua empresa precisa ter acesso ao e-CAC através do GOV.BR para poder regularizá-la.

      Por estar inapta a empresa, com o certificado digital e-CNPJ você não vai conseguir ter acesso ao e-CAC, mas com o certificado “e-PJ”, sim, você conseguirá ter acesso e regularizar sua empresa!

  4. Olá. Em caso de condomínio em que o síndico atual ainda não consta na Receita Federal como Representante, esse e-PJ ajudaria em alguma coisa? A regularizar essa situação do síndico na Receita, por exemplo?

    1. Olá Camila!

      Infelizmente não ajuda, porque, mesmo que o síndico atual tenha registrado sua nomeação na ata de eleição, porém, ainda não for o responsável legal na Receita Federal, com o certificado digital não conseguirá acessar o portal da Receita. Isso acontecerá porque o CPF do responsável na Receita será diferente do CPF cadastrado no certificado digital. Por outro lado, a aquisição pode até ser adquirida antecipadamente, com a ata de eleição atualizada e registrada, para demais utilidades que envolva a certificação, mas enquanto não for atualizado o síndico na Receita Federal, o portal da Receita não permitirá o acesso com o certificado digital e-PJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.